quarta-feira, 16 de março de 2011

Teologia da Prosperidade parte 2: Alguns principios


E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2Pe2.1


Como vimos a Teologia da Prosperidade teve sua origem na década de 40 nos Estados Unidos, mas a efetiva introdução no meio evangélico se deu na década de 70. Adicionou um forte cunho de auto-ajuda e valorização do indivíduo, agregando crenças sobre cura, prosperidade e poder da fé através da confissão da "Palavra" em voz alta e "No Nome de Jesus" para recebimento das bênçãos almejadas; por meio da Confissão Positiva, o cristão compreende que tem direito a tudo de bom e de melhor que a vida pode oferecer: saúde perfeita, riqueza material, poder para subjugar Satanás, uma vida plena de felicidade e sem problemas. Em contrapartida, dele é esperado que não duvide minimamente do recebimento da bênção, pois isto acarretaria em sua perda, bem como o triunfo do Diabo. A relação entre o fiel e Deus ocorre pela reciprocidade, o cristão semeando através de dízimos e ofertas e Deus cumprindo suas promessas.
Outro dia, há pouco mais de um mês, eu estava evangelizando uma senhora e ela me relatou qua gostava da igreja evangélica e que havia até mesmo frequentado uma certa denominação, porém ela deixou de ir a igreja pois o pastor daquele lugar a chamou e lhe perguntou se ela queria receber uma benção, logo prontamente esta senhora disse que sim e ele respondeu - Então vai e vende a sua casa e dá todo o dinheiro a igreja e desta forma Deus irá te dar duas casas melhores do que a que você tem. Fiquei pasma ao ouvir tal absurdo e a orientei a ir a outra igreja, e que ela não deixasse que este tipo de "pastor" matasse a sua fé. Sei que não é impossível Deus abençoar alguém e lhe proporcionar uma benção financeira, porém temos que ter sabedoria e entender o que é de Deus e o que não é. Esta senhora com quem conversei  tem mais de sessenta anos e ainda trabalha como diarista para que não lhe falte o pão à mesa. Agora tire suas conclusões, o que é mais importante para Deus a salvação da alma ou a benção financeira, esta senhora teria condições financeiras, saúde e disposição para trabalhar e conseguir comprar outras duas casas? Desta mesma forma tem acontecido com centenas de pessoas que são enganadas, feridas e abandonadas sem orientação e acabam morrendo espiritualmente por falta de conhecimento. Esta senhora, com quem conversei, como visitante da igreja não tinha maturidade espiritual e lhe faltava  conhecimento da palavra, ela já estava tendo ojeriza a crente e a igreja evangélica. Este estudo é para esclarecer e tirar as vendas de muitos que estão sendo discipulados desta forma enganosa. Aqui estão alguns  princípios utilizados na maioria das igrejas que pregam a teologia da prosperidade.
1) Autoridade Espiritual

De acordo coma teologia da prosperidade todos somos profetas, todos nós crentes temos a unção de profeta, pois se você falar e profetizar na sua vida isso você irá alcançar, muitas vezes estes homens recebem revelações sobre o quanto você tem que ofertar, se você obedece a revelação você será abençoado. Segundo K. Hagin, Deus tem dado autoridade (unção) a profetas nos dias atuais, como seus porta-vozes. Ele diz que "recebe revelações diretamente do Senhor"; "...Dou graças a Deus pela unção de profeta...Reconheço que se trata de uma unção diferente...é a mesma unção, multiplicada cerca de cem vezes" (Hagin, Compreendendo a Unção, p. 7).

2) Bênçãos e Maldições da lei

K.Hagin diz, com base em Gl 3.13,14, que fomos libertos da maldição da lei, que são: 1) Pobreza; 2) doença e 3) morte espiritual. Ele toma emprestadas as maldições de Dt 28 contra os israelitas que pecassem. Segundo essa doutrina, o cristão tem direito a saúde e riqueza; diante disso, doença e pobreza são maldições da lei. Eles ensinam que "todo cristão deve esperar viver uma vida plena, isenta de doenças" e viver de 70 a 80 anos, sem dor ou sofrimento. Quem ficar doente é porque não reivindica seus direitos ou não tem fé. E não há exceções". Pregam que Is. 53.4,5 é algo absoluto. Fomos sarados e não existe mais doença para o crente. Os seguidores de Hagin enfatizam muito que o crente deve ter carro novo, casa nova própria, as melhores roupas, uma vida de luxo. E mais se você ficar doente em uma igreja que aplica esta teologia você esta com brecha, ou esta endemoniado, ou não tem uma vida plena com Deus.

3) Confissão Positiva

É o terceiro ponto da teologia da prosperidade. Ela está incluída na "fórmula da fé", que Hagin diz ter recebido diretamente de Jesus, que lhe apareceu e mandou escrever de 1 a 4, a "fórmula".

Se alguém deseja receber algo de Jesus, basta segui-la:

a) "Diga a coisa" positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo. De acordo com o que o indivíduo quiser, ele receberá". Essa é a essência da confissão positiva.

b) "Faça a coisa". "Seus atos derrotam-no ou lhe dão vitória. De acordo com sua ação, você será impedido ou receberá".

c) "Receba a coisa". Compete a nós a conexão com o dínamo do céu". A fé é o plug da tomada. Basta conectá-lo.

d) "Conte a coisa" a fim de que outros também possam crer". Para fazer a "confissão positiva", o cristão dever usar as expressões: exijo, decreto, declaro, determino, reivindico, em lugar de dizer : peço, rogo, suplico; jamais dizer: "se for da tua vontade", pois isto destrói a fé.

4) A Intervenção do Diabo
Todo o mal que ocorre na sua vida é culpa do diabo, toda doença, toda pobreza e todas as mazelas deste mundo é causada por satanás Deus só tem bênçãos sem medidas, ele é o dono do ouro e da prata e seus filhos também são herdeiros destas riquezas. " Toda doença tem uma vida; isto é, algo que a faz aumentar e continuar a sobreviver. Se a pessoa sofre de uma ulceração na pele, esta doença é provocada por um germe que só é visto por intermédio do microscópio, mas o germe está vivo. Há uma força que o faz viver e essa força tem vida. É o espírito de enfermidade. Quando se toma um remédio eficaz, o germe morre. O espírito de enfermidade deixa o corpo do germe e a doença, naturalmente, acaba." (MACEDO, caboclos orixás e guias Anjos ou demônios, p. 43)
5) Determinar
Você tem que determinar a sua benção. “Eu determino que vou comprar um carro zero”, eles dizem que você tem que exigir o melhor de Deus e amarrar o diabo que quer tomar as suas bênçãos. "Nós ensinamos as pessoas a cobrar de Deus aquilo que está escrito. Se Ele não responder, a pessoa tem de exigir, bater o pé, dizer 'tô aqui, tô precisando". (MACEDO, Folha de S. Paulo, 20/6/1991).
6) Sacrificios 
Você tem que sacrificar, dar algo de muito valor a igreja, se você quer ser curado venda a sua casa, doe o seu carro, quanto mais você doar mais você vai receber. Você tem que doar o “seu tudo” tudo de valor que você tiver. Aqueles que examinam o custo do sacrifício jamais sacrificarão uma grande oferta, e aqueles que não sacrificam para a obra de Deus jamais conquistarão qualquer vitória. (CRIVELLA, 501 Pensamentos do Bispo Macedo, p. 21).

7) Dízimo o Amuleto 
O Dízimo é um amuleto da sorte se você dizima e oferta você não fica doente, não bate o carro, nenhum mal chega a sua casa, só fracassados e gente sem fé não crê no poder do dízimo. Dar dízimos é candidatar-se a receber bênçãos sem medida, de acordo com o que diz a Bíblia (...) Quando pagamos o dízimo a Deus, Ele fica na obrigação (porque prometeu) de cumprir a Sua Palavra, repreendendo os espíritos devoradores (...) Quem é que tem o direito de provar a Deus, de cobrar d'Ele aquilo que prometeu? O dizimista! (...) Conhecemos muitos homens famosos que provaram a Deus no respeito ao dízimo e se transformaram em grandes milionários, como o sr. Colgate, o sr. Ford e o sr. Caterpilar. (MACEDO, Vida com Abundância, p. 36)



Por Cristina Brito

Bibliografia:
sites:
wikipedia
Espirito
Scielo 
Livros edir Macedo











































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...