sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Campo de Lentilhas



"Depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajunta-ram em Lei,onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas; e o povo fugia de diante dos filisteus.
"Pôs-se Samá no meio daquele ter­reno e o defendeu, e feriu os filisteus: e o Senhor efetuou grande livramento."Também três dos trinta cabeças des­ceram, e. no tempo da sega, foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e uma tropa de filisteus se acampara no vale de Refaim.” - 2 Sm 23.11-13.




Empunhando a Espada





O nome Samá tem, no hebraico, o sig­nificado de "desolação". No entanto, o jovem Samá desconhecia esse detalhe ou não lhe deu a importância de vida. Hou­ve um dia em que ele, sozinho na sua desolação, levantou-se corajosamente contra um bando de inimigos filisteus e de espada em punho defendeu o seu campo de lentilhas, produto de labor intenso durante meses.
Nossa vida diária é recheada de cons­tante lutas. Algumas vezes atacamos o inimigo no seu próprio esconderijo; ou­tras vezes temos de empunhar a espada para defender nossa causa frente à ten­tativa de invasão do inimigo que quer roubar os valores morais, espirituais, ou materiais que o Senhor nos confiou. Tenha isso em mente. Há ocasiões em que você estará na defensiva; outras vezes, você terá que atacar os inimigos.
Gosto de assistir a documentários que retratam o comportamento dos animais. Muitas vezes essas reporta­gens me deixam meio apreensivo. Uma delas chegou a me tirar o sono; um grupo de cães selvagens atacaram um javali, fêmea com três filhotes. Ela, sem saber o que fazer, subiu num rochedo, e aqueles cães ferozes conseguiram pegar um dos filhotes. Enquanto ela saía em socorro do que estava sendo despedaçado, os cães atacavam os ou­tros dois filhotes.
Quando tentava socorrer um, os ou­tros ficavam desprotegidos. E nessa luta desesperada ela conseguiu salvar ape­nas um dos filhotes. Mas lutou com bravura. Não entregou os pontos, em­bora tivesse perdido dois filhotes.
Logo a seguir, foi mostrada outra cena de perseguição mortal. Num gran­de pasto, uma zebra caminhava com seu filhote ao lado. Para fugir do sol forte da tarde, a zebra levou seu filhote para a sombra de uma frondosa árvore. Ha­via várias outras árvores onde a zebra podia descansar, mas ela procurou abrigo exatamente debaixo da árvore onde estava um faminto leopardo. Ven­do o apetitoso "jantar", o leopardo se preparou para dar o bote. No momen­to mais propício ele pulou e quebrou o pescoço da zebrinha, matando-a na hora. Assustada, a zebra-mãe nada pode fazer e fugiu.
Ao final dos documentários, exibiram na tela os seguintes dizeres:
"Alguns perdem, outros ganham. Ê a lei da natureza. A perda de uns pode sig­nificar a vitória de outro”.
A Bíblia diz que o jovem Samá plan­tou um campo de lentilhas; essa plan­tação consumiu muitos dias de traba­lho, esforço e dedicação, numa época sem qualquer tecnologia; todo o ser­viço era feito manualmente. Ao ama­nhecer do dia lá estava Samá no seu campo de lentilhas.
O nome de Samá aparece uma única vez na Bíblia, empunhando uma espa­da e defendendo o que era importante para ele.
Os filisteus, fortes guerreiros, que eram as "pedrinhas" no sapato de Is­rael, resolveram invadir a cidade Lei e tomar posse da plantação. O povo, di­ante da ameaça, fugiu para longe em­purrado pelo medo. Porém, o jovem Samá decidiu ficar e resistir à investida inimiga. Jogou com a própria vida. Pe­gou sua espada e esperou pelos inva­sores. Ele sabia quanto lhe custou semear as lentilhas
E Deus realizou grande livramento. Duro é chegar num lugar e todos esta­rem prostrados ou mesmo mortos. Aí Deus não tem como realizar nenhum livramento. Mas se houver um só de pé, então há esperança.
Diz o provérbio popular que "uma andorinha não faz verão". Uma andori­nha pode não fazer verão, mas um alia­do a Deus pode muito mais do que se imagina. Um com Deus é maioria. O pro­feta Elias orou, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra; orou de novo e o céu deu a chuva, e a terra fez germinar seus frutos.
A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que encararam grandes desa­fios sozinhas, e venceram. "Pôs-se Samá no meio daquele terreno e o defendeu, e feriu os filisteus: e o Senhor efetuou grande livramento". Enquanto o povo fugia diante do inimigo, Samá o enfrentou. O povo deixou para trás as plantações, o gado, as galinhas, as ovelhas, e suas casas. Enquanto corriam, os homens gritavam para Samá: "Fuja, não fique sozinho na aldeia; você vai morrer."
Mas ele ficou. Pegou sua espada, e pôs-se de pé no meio do campo de len­tilhas para defendê-lo. Aquele gesto podia não valer tanto para os outros, nem ter algum significado, mas para ele era muito importante, pois ali no cam­po de lentilhas estava o resultado do seu árduo trabalho. E Deus fez registrar na Bíblia seu ato de coragem.
Deus procura pessoas assim que, mesmo estando em perigo, empunham suas espadas e colocam-se em posição de defesa; que preferem arriscar-se na luta; que decidem não entregar de mão beijada seu campo ao inimigo.Deus procura pessoas decididas a empunhar a espada e a confiar no po­der que emana do Seu santo nome!














Texto retirado do livro Campo de Lentilhas. Linhares, Jorge - Editora: Getsêmani. Preço R$ 8,90 no site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...