segunda-feira, 14 de março de 2011

Os pais da Teologia da Prosperidade Parte 1

Ultimamente temos visto, assistido e contemplado o nascimento de  várias novas igrejas, vários apóstolos auto intitulados e várias heresias incutidas no meio do povo de Deus. Porém este fato não tem uma relação moderna com a igreja e sim uma relação histórica.
Me converti há 18 anos e digo que uma igreja aberta é uma fonte que traz conhecimento sobre a verdade que é Jesus Cristo. Aqui não critico denominações mas práticas que denigrem e desfavorecem o conhecimento da palavra aos novos cristãos com práticas anti-bíblicas que desvirtuam a essência do evangelho.
Porém aprendi muito com as coisas erradas dentro da igreja e isso me ajudou a criar uma personalidade cristã. O que aqui vou escrever como já disse não é para criticar denominações e sim para ajudar a expandir a nossa visão do que é o evangelho de Cristo. Não sou dona da verdade e quero muito aprender cada dia mais e mais então tentarei ser imparcial.
É só ligarmos a TV para visualizarmos tantos programas evangélicos que anunciam a "palavra" isso é excelente para propagação da palavra de Deus, porém temos que ficar atentos. Muitos destes pregadores, missionários, bispos e apóstolos são seguidores da Teologia da prosperidade e desta forma corrompem a palavra e o evangelho para sugar de suas ovelhas renda para seus bolsos e para a provável expansão do evangelho.
A teologia da prosperidade teve seu inicio nas primeiras décadas do século XX e teve como pioneiro Essek. M Kenyon conhecido também como pai do Movimento Confissão Positiva (Teologia da Prosperidade). Quando Kenion fazia um curso de oratória na  Escola Emerson de Oratória teve o primeiro contato com o Novo Pensamento do hipnotizador e curandeiro Finéias Parkhust Quimby conhecido como o guru da Ciência da Mente e fundador do Novo Pensamento, este homem influenciou também a Mary Baker Eddy, que em 1879 fundou a Igreja da Ciência Cristã. Os seguidores de Quimby criam no poder da mente e negavam a existência da matéria, do sofrimento, do pecado e da enfermidade. Kenyon disse que muito se poderia aproveitar do ensino de Mary Baker Eddy e se empenhou nas campanhas pregando salvação e cura em Jesus Cristo dando ênfase aos textos bíblicos que falam de saúde e prosperidade.
Desta forma  Kenyon começou a aplicar a técnica do poder do pensamento positivo. Orava pelos enfermos e muitos foram salvos e curados, mas outros não. Não era pentecostal, pastoreou várias igrejas e fundou outras. E. W. Kenyon teria sido o primeiro autor a publicar sobre o que se tornou a Teologia da Prosperidade. Em seu livro “The Hidden Man” (O Homem Escondido), na página 99, escreveu:
“Sei que estou curado porque Ele disse que estou curado, e não me importo com os sintomas que possam estar em meu corpo”. Kenyon é sem dúvida o pai do Movimento da Palavra da Fé, tendo ensinado a cura divina, dizendo que a vontade de Deus sempre foi a de curar. Apesar disso, ele morreu em estado de coma, vitimado por um tumor maligno. Morreu de doença!
Se Kenyon é o pai do Movimento da palavra da fé Kenneth Hagin é o maior divulgador cabendo a ele até mesmo a "honra" da paternidade. Hagin foi uma criança doente devido a uma má formação cardíaca, aos 16 anos ele afirmava ter sido arrebatado ao inferno 3 vezes, em suas experiências com Deus num leito de morte se converteu. Tendo recebido em sua semi-morte a visita de alguns pastores, o que chegou a ouvir deles foi apenas: "Tenha paciência, logo tudo vai terminar", não se conformou com esta posição quando lia na Palavra, principalmente os versículos de Isaías 53 que afirmavam que através das pisaduras de Jesus Cristo ele já estava sarado e também de Marcos 11 que revela que se tivermos fé tudo quanto pedirmos se fará, então decidiu acreditar que estava curado e que pelo poder da fé iria se levantar da cama e realmente o fez totalmente curado, a partir daí passou a ensinar que tudo poderia ser obtido do Criador, desde que o fiel confessasse isto em voz alta, nunca duvidando da obtenção da resposta, mesmo que as evidências indicassem o contrário. Isto ficou conhecido como Confissão Positiva. Kenneth Hagin foi pastor da Igreja Batista, da Assembléia de Deus e em seguida passou por várias igrejas pentecostais, e, finalmente, fundou sua própria igreja, aos 30 anos, através da fundação do Instituto Bíblico Rhema.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...