terça-feira, 24 de maio de 2011

O que acontece quando o pastor esta em pecado...



O que acontece quando o pastor está em pecado?



O que tenho notado, visitando cidades e mais cidades, ministrando de igreja em igreja, é que a retidão é fundamental, bem como a justiça na vida do condutor, líder e pastor da igreja. Quando notamos a repetição de um determinado problema na congregação como, por exemplo, dificuldades e problemas de relacionamento entre casais, ou dificuldades na área financeira, muitas vezes o problema pode estar ligado à liderança da igreja.

O fato é que uma igreja inteira pode ficar afetada pelo pecado do seu líder. Lideranças frias geram ovelhas frias, lideranças soberbas geram crentes soberbos, lideranças intelectualizadas geram igrejas racionais. E o pecado corporativo que tem que ser encarado como tal. A esfera de sua influência é realmente grande. Não devemos ser cúmplices do pecado de outrem. Sabemos que o que plantamos, colhemos. Por isso Jesus já nos fazia ter cautela quanto aos falsos mestres (Mateus 24:24), e Paulo nos exorta a não darmos ouvidos a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, os quais vêm por meio daqueles que falam mentiras e têm cauterizada a própria consciência. (1 Timóteo 4:1-2).


Assim, gerações inteiras podem ser corrompidas por falsos líderes, ou por líderes que estão em pecado. Os líderes deveriam ser embaixadores de Cristo mais ainda do que os demais, e cooperadores de Deus, pregando a sã doutrina, não andando pela própria astúcia, nem adulterando a Palavra de Deus. Lideres em pecado podem levar uma congregação a começar no espírito e a terminar na carne, como aconteceu com os gálatas. Há uma responsabilidade muito especial sobre aqueles que ensinam, e Deus irá cobrar mais daqueles a quem ele deu mais. Na igreja de Corinto estava acontecendo algo muito ruim, fruto do ensinamento de alguns. E Paulo teve que exortá-los para colocá-los no prumo:


"Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais... Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica." (1 Co 3:2,10).


Paulo justifica-se dizendo que, quando ele fez o papel de líder, lançando os fundamentos do evangelho, fez como prudente construtor. E deixa claro que todos os que viessem depois dele deveriam manter-se dentro do mesmo padrão de prudência, pois, caso contrário, as ovelhas poderiam não desenvolver-se bem, e começariam os problemas. Foi o que de fato aconteceu: os crentes da igreja continuavam bebês espirituais, preocupados com ciúmes, contendas, carnalidades e partidarismos.
Tenho me deparado, vez após vez, com problemas desse tipo, infelizmente. Se o líder de uma igreja começa com desonestidades, roubos, dívidas gananciosas, ou publica livros de outros como se fossem dele, a tendência é que seus subordinados façam o mesmo. Há uma repetição, no rebanho, do pecado cometido pela sua liderança.






O que acontece quando uma parte da liderança está em pecado?


A liderança de muitas igrejas, infelizmente, acha-se compromissada com mentiras, com roubos e com corrupção. E o efeito do pecado da liderança sobre o rebanho é semelhante ao caso anterior. Dependendo do peso que a liderança tenha diante da congregação, esse estado de coisas, esse espírito, esse comportamento começa a ser notado pelo resto do povo que dela faz parte. Certamente toda a congregação será afetada.






O que acontece se um membro da congregação está em pecado?


O princípio é: quando um peca, todo o corpo peca. Isso é o que a Palavra nos mostra, como por exemplo no caso de Acã.(Josué 7) Naturalmente que o peso do pecado da liderança, do próprio pastor, e do indivíduo isolado é diferente um do outro. Mas, de qualquer forma, o pecado de um simples membro também terá a sua influência, ainda que seja numa escala menor. Por isso, os líderes terão de sempre estar na brecha pelos mais fracos, pelos mais novos na fé, pelos recém-convertidos. Não devemos ser causa de tropeço para ninguém. Não é o que a Palavra diz? Não devemos ser causa de tropeço nem para os irmãos, nem para os incrédulos; não busquemos o nosso próprio interesse mas, sim, o de outrem.


Veja como Jó fazia continuamente, orando e oferecendo sacrifícios por si e pelos seus filhos (Jó 1:5). E Paulo nos diz, de forma bem categórica:
"Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos. Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo". (1 Co 10:33)
A unidade orgânica de uma igreja faz com que aconteça uma interação que vai muito além do que possamos ver. Assim, quando um está ferido, todos deveriam sofrer. Mas quando alguém está em pecado, a conseqüência daquele pecado de alguma forma também influenciará e fará todos sofrerem.


Por que o pecado tem todo este poder? O pecado dá lugar ao diabo (Ef 4:25-30). Tanto o pecado individual quanto o corporativo da comunidade) abrem brechas, dando direito legal aos demônios para atuar.


Numa igreja havia um grupo familiar que ia muito bem. O grupo era um pouco atípico porque, na sua maioria, dele faziam parte gente jovem e casais recém-casados. Havia uma ênfase toda especial na oração e intercessão. Um agradável dinamismo permeava as reuniões e havia sempre muitos testemunhos que tocavam e alcançavam a comunidade.


Fui convidada a visitá-los, mais de uma vez. Sempre que me chamavam, eu já sentia de antemão a grande alegria de revê-los. Era agradável estar no meio deles, sentir aquele entusiasmo que já me era familiar, ver a dedicação que eles tinham às coisas de Deus e a maturidade do grupo em alcançar e discipular os de fora.


Mas, daquela vez, quando estive com eles, qual não foi a minha decepção! O grupo, que sempre tinha sido saudável, estava agora meio apático. Algo não estava bem. E, numa conversa particular com uma das líderes, de repente o Espírito levou-me a fazer a seguinte pergunta:
- O que há de errado no grupo? Sem dúvida há alguma coisa estranha aqui... Você não sabe se alguém da liderança está em pecado?
A resposta que recebi, sem titubeios, foi a seguinte:
- Infelizmente... um casal de noivos do nosso grupo... eles estão vivendo juntos...
Era o pecado daquele casal que se transformava num pecado com maior peso, e corporativamente estava tirando o dinamismo e a vitalidade do grupo.


Mais tarde tive a oportunidade de falar dos privilégios de servir a Deus. Mas fui bem clara em exortá-los e fazê-los compreender que Deus não estava limitado àquele grupo para fazer a sua obra. Se nós não nos enquadrássemos nas exigências do Senhor, ele teria liberdade de simplesmente passar o chamado e a unção para outros.
Quando abordei a questão da seriedade do pecado, o casal envolvido logo foi tocado pelo Espírito Santo e, chorando, confessou o seu erro.
E, através de um cuidado pastoral, e com orientação adequada, eles abandonaram o pecado. Em pouco tempo o grupo voltou a ser sadio.


"Os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. (Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para vida e paz. (Por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus." (Rm 8:5-8).


E também:
"Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós, os que para ele morremos?... Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões ... (Porque o salário do pecado é a morte". (Rm 6: 1-2,12, 23).

O pecado leva à morte, à separação de Deus, a extinguir o Espírito. Não porque perdemos salvação, mas porque deixamos de ter comunhão com o Pai. Dessa forma, se não estamos em comunhão com Deus, estamos naturalmente à mercê do diabo, mesmo que disso não tenhamos consciência. Porque o adversário é astuto, muito mais astuto do que o homem carnal. E a batalha em nossa mente e em nossas emoções pode ser muito mais sutil do que pensamos, e vemos, e entendemos. A porta fica aberta para ele entrar e agir.
Isso tudo é uma coisa muito séria, muito séria mesmo! Hoje em dia parece que a igreja perdeu a capacidade de dar nome aos bois, isto é, de chamar o pecado de "pecado"! Estamos de fato agindo como a igreja de Laodicéia, confiando em nossa justiça própria, fazendo o que nos convém, deixando o Espírito de Deus do lado de fora do Corpo.


Embora muitos dos que se dizem discípulos de Jesus não aceitem que uma igreja possa ser influenciada por espíritos demoníacos, isso é uma verdade; é que ela pode estar com as portas escancaradas para a atuação do inimigo. Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo, e nas palavras de Jesus, podemos ver que isso pode de fato acontecer. Jesus disse aos judeus que eles tinham transformado a casa do Pai em covil de ladrões. O templo, que antes era santo, estava completamente contaminado.
Posteriormente, em Apocalipse, o próprio Senhor dirigiu-se à igreja em Tiatira, que tolerava aquela que tinha o espírito de Jezabel, para reprová-la por causa disso. E, também, ele reprovou a igreja de Pérgamo, por ser conivente com alguns que sustentavam a doutrina de Balaão, o falso profeta. Nas duas situações Jesus é claro em fazer uma associação entre essas práticas e a ação de Satanás no meio da Igreja. Em ambos os casos a conivência está intimamente ligada ao fato de os filhos de Israel comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. O que é isso, senão o agir de Satanás no meio da Igreja em pecado?!


Observemos mais atentamente a Palavra. Paulo diz que:
"O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência." (1 Tm 4:1-2).

O Apóstolo João também faz o mesmo alerta:
"Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo." (1 Jo 4:1 -3)


Também nessa mesma epístola João faz terríveis afirmações, dizendo que as falsas doutrinas e os anticristos podem sair do nosso próprio meio, isto é, da Igreja:
"Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos." (1Jo 2:19)


E estes seriam sinais da última hora. Em outras palavras, sinais dos nossos tempos! E João conclui dizendo que ele escreve isso para que estejamos alertas contra aqueles que procurariam enganar-nos.
O pecado, a desobediência aos princípios estabelecidos por Deus, leva não só o diabo a atuar, mas também atrai maldições decorrentes das nossas más obras. Lembremo-nos de Deuteronômio 28:15, e versículos seguintes, com respeito à questão dos frutos da desobediência. Lembremo-nos do caso de Ananias e Safira, cuja mentira e maldade de coração atraiu o juízo de Deus sobre si. Se não fossem devidamente punidos pelos apóstolos, toda aquela igreja cristã recém-nascida arcaria com conseqüências funestas.
Por que Deus trata o pecado de forma tão severa nas páginas da Bíblia e, hoje em dia, cremos que ele não nos tratará da mesma forma? Por causa da sua misericórdia? Ele a tinha antes como a tem agora. Deus não muda.
Deus não é um Deus carrasco que se alegra em punir o seu povo. Ele é de fato um Deus misericordioso, benigno, compassivo, que se alegra em poder perdoar e transformar as vidas que estejam em rebelião. Mas Deus jamais será conivente com o pecado. Se insistirmos em pecar, as conseqüências virão. Estaremos tocando na sua santidade, e Deus não permitirá que isso aconteça, pelo seu zelo.






Texto retirado do livro A noiva Restaurada - Neuza Itioka

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...