quinta-feira, 13 de março de 2014

O Dízimo

  • Quando leio a Bíblia, entendo que o dízimo não é um mandamento de Deus, mas apenas um costume que Moisés incorporou as várias de suas leis civis. Tornou-se então uma lei civil e não moral. Pra ficar claro, o dízimo era UMA LEI CIVIL e não moral. A lei civil difere da lei moral, porque a primeira é circunstancial e contextual. Por exemplo: a lei de não comer carne de porco era proibida por que a carne de porco mal tratada, provoca doenças. E como os judeus viviam no deserto sem rede de saneamento básico, Deus tinha que arranjar um jeito de evitar problemas de saúde. Hoje ninguém mais vive no deserto, então tal lei não é mais necessária. Quando Abraão deu o dízimo para Melquisedeque não existia lei ordenando que ninguém desse o dízimo.
  • Moisés só veio a existir séculos depois e foi ele quem incorporou o Dízimo ao seu código de lei civil. Os dez Mandamentos, com exceção do sábado, refletem o caráter de Deus. Não matar, não roubar, etc., é o que Deus não faz. Portanto, qualquer um que lê a Torá, percebe que os mandamentos de Deus refletem o que ele é. Por isso é impossível dizer que dar o dízimo e não comer carne de porco seja algo que faça parte caráter de Deus, porém a gratidão faz. Quem é grato sempre dá algo. E o que é esse algo? Um sentimento.
  • Às vezes exteriorizado e às vezes não. Deus não come carne! Quando Deus se refere a dízimo na bíblia... "honra o SENHOR com as primícias...", "Trazei todos os dízimos a casa do tesouro...". Ele estava dizendo que se os judeus fizessem o que Abraão fez, seriam abençoados. E o que Abrão fez? Ele foi grato! Ele foi grato a Deus pelo livramento que lhe concedeu.
  • Dízimo simbolizava a gratidão. É a gratidão exteriorizada. Abrão, para com Deus foi através do dízimo, Abel usou um animal e Caim usou frutas. E hoje? A Bíblia revela: “Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o Seu nome.” (Hebreus 13.15). Não importa se você dá ou não dinheiro. O importante da lição é a gratidão. Se você é grato e não dá nada você será abençoado. Se você é grato e dá também será abençoado.
  • Deus olha o sentimento de gratidão que há em nós por tudo que ele tem feito e não o fato de dar em si. Gratidão é a essência do dízimo. Todos os mandamentos de Deus tem uma essência embutida. Não é o dar que nos faz prósperos...
  • Melquisedeque era uma tipificação de Cristo.  Por isso a bíblia diz que Jesus era segundo a ordem de Melquisedeque (Salmos 110:4). Ele prefigurava Jesus. O apostolo Paulo fala que as coisas do velho testamento eram prefigurações do que viria no futuro... "Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo" (Colossenses 2:17).
  • Ou seja, todo acontecimento material no velho testamento se se tornou espiritual no novo. Quando Abraão deu o dizimo para Melquideseque, que simbolizava Jesus, ele estava, sem saber, anunciando o futuro onde nós igreja, iríamos exteriorizar nossa gratidão através do sacrifício de louvor a Deus pelo que ele iria fazer por nós em Cristo.
  • A forma de gratidão através do dízimo acabou. Foi abolida... Era uma lei para os judeus que viviam debaixo de um sacerdócio carnal e por que havia uma tribo (Levi) e sacerdotes para serem cuidados. Hoje, por meio de cristo, cada um é Rei e Sacerdote (1 Pedro 2.9). Cada um é um templo e não há mais tribo pra ser sustentada e nem rituais e cerimônias para serem mantidas. Se hoje há rituais embasados e liturgia é porque nós quem escolhemos isso e não Deus. Por esse motivo já não é questão de lei e sim de ética. Se você usufrui você tem que ajudar. Cristo é o mediador de uma nova lei e de uma nova forma de relacionamento...
  • “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei” (Hebreus 7:14).
  • “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas” (Hebreus 8:6).
  • Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...