sexta-feira, 25 de março de 2011

Águia

A águia vive até 70 anos. E a ave de maior longevidade da espécie. Entretanto, quando chega aos 40 anos, ela passa por uma verdadeira metamorfose. Suas condições físicas dão-lhe duas alternativas: renovação completa ou morte. Muito sábia, a águia procura um intransponível ninho, bem alto, em cima de um penhasco, e lá passa por um processo de renovação que dura cerca de cinco meses. E um processo longo e dolorido. Durante esse período, suas atividades cessam por completo.




Com essa idade as suas unhas estão compridas e flexíveis, o que a faz perder sua presa. Como o bico também se alonga e torna-se curvo, e não tem mais a habilidade necessária para derrotar suas presas, a águia passa a bater com o bico em uma parede rochosa até arrancá-lo. Depois de arrancá-lo, ela espera nascer e crescer o novo, para com ele arrancar suas velhas garras. Assim que isso começa a acontecer, ela dá início ao processo seguinte: arrancar as velhas, grossas e pesadas penas, que não permitem mais ter a mesma habilidade em seus vôos. Suas asas estão direcionadas ao peito, atrofiadas. Passado todo esse tempo e o dolorido processo, a águia está renovada e dá o mergulho da renovação para viver mais 30 anos.


A águia tem características interessantes que a tornam ímpar entre as aves. Sua forma de vida é usada pela Bíblia por meio de inúmeras ilustrações:


1. Voa alto, em até dez mil metros (Pv 30.18,19).


2. Não voa em bando.


3. É veloz. Pode voar na velocidade entre 160 e 300km/h, dependendo de sua espécie (2 Sm 1.23).


4. Há varias espécies de águias — a cinzenta, a imperial, a pescadora, etc.


5. Constrói seu ninho em picos de montanhas intransponíveis (Jó 39.27,28).


6. Visão aguçada. Seus olhos ocupam um terço do seu crânio. Portanto, pode ver uma pequena caça a centenas de metros. Dizem que ela pode enxergar à distância de dois mil metros em linha reta (Jó 39.28,29).


7. Tem apetite (Jó 9.26).


8. Quando precisa de alimento, desce às partes mais baixas, no mar por exemplo, para buscar suas presas.


9. Trabalha durante o dia.


10. Forte. Sua estrutura óssea em forma cilíndrica dá-lhe
estabilidade.


11. Possui equilíbrio impressionante. Suas imensas asas mais
as penas do rabo, que se movimentam, dão-lhe maior equilíbrio.


12. Mesmo com grandes caças movimentando-se em suas garras, ela não perde o equilíbrio do vôo, mantendo-se firme (2 Pe 1.10).


13. Nunca deixa a presa escapar. Suas garras são pontiagudas e côncavas, facilitando a prisão da caça, desde um liso peixe a um coelho.


14. Cuida de seus filhotes (Dt 32.11).


15. Quando velha, renova suas penas, bico e garras.


16. Renova-se. Em determinada fase da vida, ela vai para o mar, e depois de voar o máximo que pode para cima, desce para um mergulho, e conseqüente renovação (Sl 103.5). A partir daí estará pronta para viver o mesmo tempo que viveu até então. Alguns dizem que isso não passa de lenda.


Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão (Is 40.31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...