quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O que é Santificação


2.0 Santificação
No Antigo e Novo Testamento, o termo santificação, do hebraico qadash, e do grego hagios, significa “ser consagrado”, “santo”, “santificado”, “separado”. A palavra é usada para distinguir entre o santo e o profano, o especial do vulgar. (Êx 30.29,32, 37; Lv 10.10).
No hebraico, o verbo denominativo “qadash” pode ser traduzido como “ser consagrado, ser santo, ser santificado; consagrar, santificar, preparar ou dedicar”, distinguindo-se do que é comum ou profano.
a) Quando esta qualidade é aplicada a alguma coisa, se quer afirmar que este objeto ou pessoa é separado para o serviço a Deus. (Lv 20.26 cf. Êx 40.9; Lv 11.44).
b) Quando atribuído ao crente, designa a obra operada por Deus por meio do Espírito Santo, que separa e purifica o homem para adorar e servir ao Senhor (Tt 3.5-7; 2 Pe 1.4). Na santificação, o Espírito Santo aplica à vida do crente a justiça e a santidade de Cristo, com vistas ao aperfeiçoamento.
A santificação envolve: a separação, purificação, dedicação e serviço do crente a Deus: “Assim, pois, se alguém se purificar a si mesmo destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda a boa obra” (2 Tm 2.21; Rm 12.1). A vontade de Deus para a vida do crente é que este seja santo (1 Ts 4.3-4). A Bíblia afirma que somos santificados tanto pelas Escrituras (Jo 15.3; Sl 119.9; Tg 1.23-25); quanto pelo sangue de Jesus (Hb 10.10-29; I Jo 1.7). E, que a santificação é uma obra da qual a Trindade participa: O Pai (Jo 15.1-2; 17.5-7); o Filho (Hb 10.10; 2.11); e o Espírito Santo (Rm 15.16; 1 Co 6.11; Gl 5.22-25).
2. Características da Santificação
a) Deus é o seu autor: É Deus e não o homem o autor da santificação, porém, isto não quer dizer que o homem é inteiramente passivo no processo. Pode e deve cooperar com Deus na obra da santificação pelo uso diligente dos meios que Deus pôs à sua disposição (2 Co 7.1; Cl 3.5-14; 1 Pe 1.22).
b) Não é um ato jurídico: A santificação não é, como a justificação, um ato jurídico de Deus, mas uma atividade moral e recriadora, pela qual o pecador é renovado no seu interior e levado a ser cada vez mais conforme a imagem de Deus.
c) É um processo contínuo: É um processo extenso e jamais alcança a perfeição nesta vida.

2.1. Santificação no Passado
“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez... Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hb 10.10,14).
O crente é posicionalmente santificado em Cristo, no momento da sua conversão. Aqui a santificação é uma experiência instantânea, isto é, em Cristo. (1 Co 1.2; Ef 1.1).

2.2. A Santificação no Presente
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (Ts 5.23).
Essa é a santificação relativa à experiência cristã no cotidiano. Fala da assimilação da vontade de Deus pelo cristão no seu dia-a-dia. A santificação como experiência presente, fala do nosso crescimento em Cristo, da maturidade da vida cristã e do progresso espiritual capaz de conduzir o crente a alcançar a estatura de varão perfeito (Fl 3.12-14).
2.3. Santificação no Futuro
Finalmente podemos mencionar a fase final da santificação, que acontecerá quando Jesus vier nas nuvens. Assim, o crente enquanto vive neste mundo, deve desejar um maior e melhor aperfeiçoamento através da santificação, contudo só atingirá o seu clímax quando Jesus manifestar-se, quando também nós nos manifestaremos com Ele em glória (Cl 3.4). Então teremos chegado ao final da santificação, “porque assim como é, o veremos” (1 Jo 3.2), e receberemos “a imagem celestial” (1 Co 15.48), porque Ele “transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso” (Fp 3.21). Diante de tudo isto, só nos resta dizer: “Amém, vem Senhor Jesus!” (Ap 22.20).

3. O Lado Divino da Santificação
Na obra da santificação há o lado humano e o divino. Do lado divino a obra é completa. Vejamos os meios para a santificação:
a) - Somos santificados pela Palavra de Deus (Jo 15.3; Sl 119.9; Tg 1.23-25). A palavra tem o mérito de purificar e lavar as manchas do pecado (Ef 5.26).
b) - Somos santificados pelo sangue de Jesus (Hb 10.10-29; I Jo 1.7), que é a base de toda a nossa pureza e vitória;
c) - Nossa santificação é obra da Trindade:
Somos santificados pelo Pai - (Jo 15.1-2; 17.5-7).
Somos santificados pelo Filho - (Hb 10.10; 2.11).
Somos santificados pelo Espírito Santo - (Rm 15.16; 1 Co 6.11; Gl 5.22-25).
4. O Lado Humano da Santificação
O lado humano da santificação envolve dois atos da parte do crente. São eles: separação e dedicação.
a) Separação:
“Assim, pois, se alguém se purificar a si mesmo destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda a boa obra” (2 Tm 2.21). A razão de Deus não usar certas pessoas, é porque nunca se separaram.

b) Dedicação:
A dedicação é algo que fazemos. Envolve a nossa vontade e inclui todo o nosso ser. “Rogo-vos, pois, irmãos... que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Rm 12.1).
Deus não arrasta ninguém pelo caminho do discipulado, da dedicação e serviços verdadeiros. É um ato espontâneo e completo da parte do cristão.

5. Meios da Santificação
Foi o próprio Deus que estabeleceu os meios através dos quais Ele opera a nossa santificação. Entre tantos outros, destacamos apenas os seguintes:
1. Pela Palavra de Deus. Jesus assim orou: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17.17). A Palavra de Deus tem efeito purificador, e lava (Ef 5.26). A Palavra de Deus tem efeito penetrante (Hb 4.12). Desse modo nenhuma parte do crente (espírito, alma e corpo) foge ao alcance e ação da Palavra sondadora de Deus.
2. Pelo sangue de Jesus. "E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora das portas da cidade, para santificar o povo do seu próprio sangue " (Hb 13.12). O sangue de Jesus é a base de toda a nossa pureza e vitória. Sempre que o Espírito Santo lida conosco, seja por causa dos nossos atos pecaminosos ou devido à nossa natureza transgressora, Ele nos faz voltar à cruz donde o sangue purificador jorra para todos quantos buscam a purificação.
3. Pela Santíssima Trindade. Somos santificados por Deus, o Pai: "E o mesmo Deus de paz vos santifica em tudo..." (2 Ts 5.23). Somos santificados por Jesus Cristo: "Porque, assim o que santifica [o contexto refere-se a Jesus], como os que santificados, são todos um" (Hb 2.11). Somos santificados pelo Espírito Santo: "Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade" (2 Ts 2.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...