segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ecumenismo



A palavra "Ecumenismo" vem da palavra ecúmeno do grego ‘oikoumêne’, que significa "mundo habitado" ou, ainda, “universal”. Esse movimento surgido nas igrejas protestantes e, posteriormente na Igreja Católica, originado da crença de terem uma identidade substancial a doutrina e a mensagem de Cristo.
O ecumenismo é um movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Atualmente, o termo tem um significado estritamente religioso, sendo que seu contexto histórico abrange os aspectos geográfico, cultural e político. Numa edição especial, a revista Sem Fronteiras (As Grandes Religiões do Mundo, p. 36) descreve o ecumenismo como um movimento que se preocupa com as divisões entre as várias Igrejas cristãs. E explica: Trabalha-se para que estas divisões sejam superadas de forma que se possa realizar o desejo de Jesus Cristo: de que todos os seus seguidores estivessem unidos, de assim como Ele e o Pai são um só.
A Igreja Católica Apostólica Romana, exposto no livrete "O Que É Ecumenismo"? È buscar uma aproximação, o que muitas vezes dá a impressão de que o objetivo do movimento é acabar com as outras igrejas para formar apenas uma. E, principalmente, que na nova Igreja todos se submetem a uma só autoridade eclesiástica.
A autoridade final em assuntos doutrinários no ecumenismo, uma vez que, imagina-se que Católicos Apostólicos Romanos e Evangélicos podem um dia estar, não necessariamente unificados, mas, pelo menos, "andando juntos"? Para o evangélico, a Bíblia é a única autoridade. Para o católico Apostólico romano, nem tanto, porque este, aceita outras fontes com força autoritária igual ou superior à Bíblia. Na apresentação do livrete da CNBB, a Igreja Católica Apostólica Romana afirma que pretende aprofundar esse encontro fraterno entre as igrejas cristãs, e confirma uma velha suspeita dos evangélicos quando declara que tudo será feito em sintonia com os anseios do papa. Isso porque, para os católicos apostólicos romanos, o papa é o supremo pastor e doutor de todos os fiéis.
“O ecumenismo é um processo lento, às vezes desanimador, quando caímos na tentação de sentir e não escutar, de falar sem convicção, porque não é sempre fácil abandonar o conforto. Mas se o ecumenismo é uma estrada lenta e íngreme, como toda via de penitência, é também um caminho que, apesar de suas dificuldades, apresenta amplos espaços de alegria, paradas refrescantes, e permite também respirar a plenos pulmões o ar da comunhão.” (Papa Bento XVI, durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, janeiro de 2007).


Estruturas Ecumênicas


Conselho Mundial das Igrejas (CMI)

A principal organização ecumênica cristã mundial foi fundada em 1948, em Amsterdam, Holanda. Tem sede em Genebra, Suíça. Congrega mais de 340 denominações cristãs, que representam 500 milhões de fiéis, em 120 países, pelo menos.
Seu secretário geral atual é Samuel Kobia, metodista. A Igreja católica romana não participa da organização, mas mantém com ela grupos de trabalho em alguns departamentos, como a Comissão de Fé e Ordem e a Comissão de Missão e Evangelismo.
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC)

No Brasil, as Igrejas, católica apostólica romana, católica ortodoxa siriana do Brasil, cristã reformada e as Igrejas protestantes históricas: Luterana, metodista, presbiteriana unida e episcopal anglicana do Brasil, pertencem ao CONIC, com sede em Brasília – DF. A entidade foi fundada em 1982. Procura aproximar as igrejas cristãs, promovendo debates e encaminhamentos práticos que levem à sua integração e à comunhão.

CONCLUSÃO

O ecumenismo é um movimento religioso que tem por objetivo unificar as religiões, tendo como seu líder religioso o Papa. A igreja católica Apostólica Romana deturpou esse movimento, fazendo com que o catolicismo permanecesse no controle, onde as outras igrejas se tornem suas subordinadas. O Papa Bento XVI, em um de seus discursos disse que as igrejas que se afastaram devem se reconciliar com a igreja mãe, ou seja, a católica apostólica romana para viverem em plena comunhão.
Sabemos que haverá no mundo um só governo, uma só moeda e uma só religião, pois o cenário está sendo, preparado para a chegada do Anticristo e realmente todas essas coisas acontecerão para que se cumpra a palavra de Deus. “Estes têm um mesmo intento e entregarão o seu poder e sua autoridade a Besta”. (Ap. 17:13).
A palavra de Deus é imutável, incondicional e perfeita e esta palavra se cumprirá e somente aqueles que a guardam em seus corações e as pratica verão a gloria de Deus.
Este movimento é mais uma arma de satanás que enganará a muitos e já está sendo colocado em prática. E muitas igrejas estão aderindo este movimento, fazendo a vontade de satanás e se esquecendo da palavra de Deus. Estamos vivendo os últimos dias, Jesus está voltando para buscar seu povo e por isso é necessário que todas estas coisas aconteçam, pois Jesus Cristo através de sua palavra nos orienta quanto a necessidade de fugirmos do maligno.
por Wagner Brito

Resenha baseda nos textos dos seguintes sites:
http://www.pime.org.br/mundoemissao/evangecumenbabel.htm
http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/Ecumenismo.htm
http://www.veritatis.com.br/article/5135


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...